Os termos “compostável” e “biodegradável” estão sendo usados com muita frequência nos últimos anos.
Isso tem acontecido porque a visão da população sofreu uma grande mudança quando nos referimos à preservação do meio ambiente e à diminuição de lixo em aterros sanitários.
Pessoas e empresas, de modo geral, estão adotando medidas para salvar a natureza dos milhões de toneladas de lixo descartados anualmente.
Dessa forma, entram as sacolas e embalagens biodegradáveis e compostáveis. A tecnologia usada na produção desses dois tipos de embalagens favorece e beneficia o meio ambiente, já que são feitos a partir de materiais de fontes renováveis – milho, mandioca, batata, entre outros.
O que é biodegradável
Biodegradável é tudo o que é natural o suficiente para se degradar, desfazer, apodrecer, de maneira fácil e natural, e se tornar parte da terra novamente, sem causar problemas ou deixar qualquer resíduo. O biodegradável é capaz de ser decomposto por agentes biológicos, especialmente bactérias.
A biodegradação e a biodegradabilidade
Biodegradação pode acontecer durante um período de dias ou milhares de anos, isso é que faz a diferença entre o que é “bom” ou “ruim” para o ambiente. Os ítens mais naturais e orgânicos são aqueles que vão biodegradar mais rapidamente e desaparecer.
Um exemplo é a casca de banana, se você jogar uma no lixo, ela pode levar até 24 meses para se biodegradar nos aterros sanitários. Já as sacolas plásticos podem levar de 100 a 400 anos para se biodegradarem.
Além disso, se elas vão parar no mar, ela passa pelo processo de fotodegradação, que quer dizer que ele quebra em pedaços menores e se transforma em uma ilha de lixo que vai durar centenas de anos (!!!).
O que é compostável
Produtos compostáveis são como os produtos biodegradáveis, mas muito melhores para a natureza, pois se degradam em velocidade muito maior.
Os produtos compostáveis são ricos em nutrientes que são liberados no solo, tornando este tipo de material melhor para o meio ambiente. O tempo de desagregação de um produto compostável pode variar de 2 a seis meses, gerando um material rico em nutrientes para a terra.
Este composto pode então ser utilizado para jardinagem e hortas, sem o problema de contaminação por produtos químicos, pesticidas ou metais pesados. No caso dos clientes do Ciclo, que recebem mensalmente o super adubo, podem usar tranquilamente essa terrinha poderosa e que só traz benefícios pro meio ambiente!